Especialistas da Saúde
Na Clivestre, oferecemos uma ampla variedade de serviços médicos.
Medicina Dentária
A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral. É também esta área que faz a reabilitação da estética e função dentárias de forma que o paciente se sinta confortável (em todas as fases da sua vida) não só a comer e a falar mas também a sorrir. Temos médicos que se dedicam em exclusividade a cada área específica de trabalho. Dentro dessas áreas destacam-se a Endodontia, Cirurgia e Implantologia, Periodontologia eHigiene Oral Reabilitação Oral, Dentisteria Estética, Odontopediatria, Oclusão e Ortodontia.
Medicina Geral e Familiar
Medicina Geral e Familiar é a denominação portuguesa para a Especialidade Médica que, tendo como objecto o ser humano como um todo, abrange toda a Medicina Geral, privilegiando a pessoa como ser único e diferente de todos os outros. Concentra-se na prestação de cuidados primários.
Nesta Especialidade Médica, o indivíduo é observado na sua componente biológica, psicológica e social. A Família, como unidade, é igualmente seu objecto de estudo. Admite-se que a doença de uma pessoa afecta toda a sua família, sendo o inverso igualmente verdade. A dinâmica familiar pode afectar positiva ou negativamente a evolução da doença. Essencialmente esta especialidade desenvolve-se junto da comunidade, oferecendo cuidados próximo daqueles que são os seus utentes. Além de dar resposta à maioria dos problemas de saúde, o Médico de Família deve adoptar toda uma série de gestos de Medicina Preventiva assim como compreender a dinâmica familiar que envolve os seus utentes.
Medicina Tradicional Chinesa
A primeira consulta consiste na realização de um Diagnóstico de avaliação da condição clínica do paciente. O Diagnóstico consiste na recolha do máximo de informação possível de forma a compreender na totalidade o estado do corpo. A recolha de informação é realizada através de 4 métodos: Observação: da língua, face, estado da pele, pêlo, cabelo, dentes, etc. Auscultação e Olfacção: odor corporal, hálito, som da voz, da respiração, da tosse, etc. Palpação: do pulso, abdómen, pontos de acupunctura, meridianos. Interrogação: historial clínico, e questões sobre o estado dos órgãos internos, tais como: a cor da urina, a qualidade do sono, o funcionamento do intestino, o apetite, período menstrual, etc. O Diagnóstico é uma das etapas fundamentais da terapêutica chinesa pois permite determinar a origem do problema e definir o melhor tratamento a realizar. O tratamento é logo iniciado na primeira consulta, recorrendo às técnicas mais adequadas. O plano de tratamento pode incluir o uso de uma ou de várias técnicas da medicina chinesa, já referidas acima, por exemplo, a acupunctura ou a massagem terapêutica, a recomendação de alimentos e de uma dieta específicos e a sugestão para a alteração de posturas corporais e hábitos de vida que possam estar na origem do problema.
Acupunctura Geral
A Acupuntura Médica é a técnica terapêutica que consiste na aplicação de agulhas em locais específicos do organismo, para estimulação de recetores específicos. Tem como objetivo principal aliviar a dor. A acupuntura médica ocidental é uma adaptação da acupunctura oriental, a que são associados conhecimentos de anatomia, fisiologia e patologia. Baseia-se na estimulação do sistema nervoso. Tem sido usada no tratamento de diversos problemas, mas a sua eficácia é reconhecida principalmente no tratamentos de náuseas e no alívio de vários tipos de dor, o que sugere que tem diversos modos de ação. É praticada por médicos e é objeto de uma competência médica da Ordem dos Médicos.